terça-feira, 30 de abril de 2013

Jogos Vorazes #1 - Jogos Vorazes!

Título Original: The Hunger Games
Autor: Suzanne Collins
Lançamento: 2010
Editora: Rocco
Gênero: Distopia - Ficção Infanto-Juvenil
Páginas: 397
Avaliação Final: Perfeito! *-*

Eu não se vai ser possível escrever sobre Jogos Vorazes, sem me emocionar, mas eu vou tentar!

Muito mais do que um simples romance, Jogos Vorazes é uma distopia para reflexão. Além de abordar temas hiper atuais, como desigualdade social e opressão de governo, a história ainda conta com um triângulo amoroso, vivido pela protagonista Katniss, e os dois meninos, Peeta e Gale.

Toda trama, se passa em Panem, o que seria o resto da América do Norte no pós-apocalipse. Comandados pela Capital, todos os distritos tem a sua função específica e vivem em equilíbrio para manter o bem-estar desse governo. Viver em equilíbrio, não significa que eles vivam em total harmonia e felicidade, muito pelo contrário. Todos os distritos sofrem com o abuso de poder da Capital, passam fome e para se sustentar são obrigados a fazer caças ilegais e contrabandear no ''mercado negro'' chamado Prego.
Mas a pior parte ainda está por vir, todos os distritos são obrigados a oferecer tributos de seus distritos, que consiste em sortear dois jovens, um do sexo feminino e outro do sexo masculino para as edições anuais de Jogos Vorazes.
Os Jogos Vorazes são edições anuais as quais unem vinte e quatro jovens em uma arena com um único objetivo, sobreviver. Vinte e quatro jovens entram na arena, apenas um sai vivo, ou pelo menos era até Katniss Everdeen entrar na arena.

Um ponto muito importante nesse volume da trilogia é a forma como são representados os tributos. Vistos como heróis, mas na verdade são apenas pessoas comuns. Mas, afinal, heróis do que? Não deve orgulhar-se por tirar a vida de jovens inocentes. O objetivo principal dos Jogos é distrair a atenção da capital e dos distritos, para a sua realidade, mantendo assim, um governo opressor no poder.
Espero que vocês tenham gostado e que os Jogos comecem!
por gezebel nunes mussi

Nenhum comentário:

Postar um comentário