quinta-feira, 2 de maio de 2013

Iracema!


Título Original: Iracema - Lenda do Ceará
Autor: José de Alencar
Lançamento: 2004 (1865)
Editora: Sol90
Gênero: Romance - Literatura Brasileira
Páginas: 130
Avaliação Final: Bom!

"A virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira."

O amor que surge entre Iracema, a virgem que guarda o segredo de Jurema e símbolo de fertilidade, e Martim, o jovem estrangeiro que vive no dilema entre a terra nova ou a sua pátria, é o foco da história sub-intitulada por Alencar como "Lenda do Ceará".

Um clássico da literatura brasileira, onde a virgem se submete a revelar o segredo de Jurema ao homem que ama. Assim, com esse fruto, o autor busca mostrar o nascimento da miscigenação do Ceará. Como toda a história de amor, o triângulo se completa com a presença de Irapuã, o líder dos tabajaras, apaixonado por Iracema. Porém, Iracema, fruto de América por anagrama, não sobrevive para o fim da história, restando apenas a lenda.
A linguagem do livro é rica em características brasileiras, usando de flores e frutos, fauna e flora, para descrever a tal virgem dos lábios de mel. Mas é essa peculiaridade que faz da lenda um clássico e do clássico, uma lenda.
por gezebel nunes mussi

Nenhum comentário:

Postar um comentário