domingo, 28 de abril de 2013
Esaú e Jacó!
Título Original: Esaú e Jacó
Autor: Machado de Assis
Lançamento: 1904 (minha edição 2001)
Editora: Martin Claret
Gênero: Romance Realista
Páginas: 208
Avaliação Final: Bom!
A rivalidade política entre dois irmãos poderia ser o suficiente para o enredo, mas no caso deste livro, a disputa pelo coração da bela Flora, também faz parte da história dos gêmeos Pedro e Paulo.
Pedro é um imperialista, ou seja, a favor do governo vigente daquela época, um homem sério, conservador e rude.
Paulo é um republicano e descrito como o "dissimulado". Ele apoiava as ideias de um governo mais democrata.
Desde pequenos o destino dos jovens rapazes, filhos de Natividade, uma mulher rica e de bom escalão na sociedade, fora traçado por uma vidente: Ambos seriam grandes homens, porém inimigos. No ventre, já brigavam e deixavam a mãe exausta. E, ao longo do tempo, a rivalidade permanecia na vida dos gêmeos. Brigando em casa, deixavam os pais preocupados. Não só em casa, mas causando cena em lojas, como por exemplo, a vez em que cada um deles comprou um quadro que representava um dos ícones dos ideais de cada um. Começou na loja, mas terminou com discussões e socos no seu próprio quarto.
Já não bastasse na política, no amor também. Ambos apaixonam-se pela Flora, que sonha com os rapazes como se fossem um só. Como se para obter o homem perfeito, basta misturar Pedro e Paulo em um ser só. Nessa disputa, nenhum dos gêmeos sai vitorioso. Flora morre, de febre, e deixa os rapazes inconsoláveis.
Com a república, Pedro acabou aceitando e os dois tornaram-se deputados mas sempre um em oposição ao outro. Logo, sua mãe adoeceu e pediu para falar com os filhos, fê-los jurar para ela que não brigariam de novo, no começo, tudo seguia-se conforme o combinado e a sociedade se impressionou com a mudança dos dois irmãos. Mas em seguida da morte da mãe, com o fechamento e a reabertura da câmara e a volta de Paulo à cidade, os irmãos tornaram a se odiar e assim, concretizaram o que havia sido previsto. Ambos grandes homens, porém inimigos.
Espero que tenham gostado, muito obrigada pela atenção e até mais!
por gezebel nunes mussi
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário