sábado, 27 de abril de 2013
Lucíola!
Título Original: Lucíola
Autor: José de Alencar
Lançamento: 2010
Editora: Martin Claret
Gênero: Romance - Literatura Brasileira
Páginas: 128
Avaliação Final: Ótimo!
"Não será a verdadeira imagem da mulher que no abismo da perdição conserva a pureza da alma?"
Lucíola conta a história de Paulo que se apaixona por uma cortesã, Lúcia. Encantado pela sua beleza angelical, Paulo não consegue admitir o fato de alguém tão linda e doce se atirar a vida de cortesã. Paulo vê, ao longo das gorjetas que Lúcia dá aos pobres, que não se trata de uma mulher fútil e desinteressada, entregue a vida e aos prazeres que ela proporciona.
Ele está certo. Aos poucos, depois de se conhecerem em uma festa, os dois começam a se encontrar e a se conhecer melhor. De amigos passam a amantes e quando menos esperam já se vê-em apaixonados e fiéis um ao outro. Contando um outro sobre o seu passado, Lúcia abre seu coração e conta que já foi uma menina muito pobre, hoje cortesã e rica, pois quando era menor perdeu a família. Todos vítimas de Febre Amarela, Lúcia se viu sem família, casa ou dinheiro. Foi aí que a vida de cortesã se apresentou para ela como algo promissor que a ajudaria a sobreviver. Paulo não via felicidade em seus olhos.
Algum tempo se passa e Lúcia, decide largar sua vida de cortesã, sua riqueza, tudo. E muda-se para uma casa simples, mas isolada dos rumores que já percorrem na cidade. Lúcia leva para a casa de campo, sua sobrinha e convida Paulo para morar com elas. De repente, a bomba: Lúcia está grávida. Como fazer para sustentar um filho em meio a rumores de uma cidade, sem pai, vítima de um corpo já gasto pela vida em perdição e sua sobrinha, tendo Lúcia como última opção? As coisas seguiram o rumo, assim como deviam ser.
Na época em que o livro foi escrito, as cortesãs (ou prostitutas) eram mulheres que não tinham o mínimo respeito da sociedade. Como a leitura, antigamente, servia para instruir as boas mocinhas, quase todas as histórias que encontrarem sobre cortesãs, dificilmente, será uma com o final feliz.
Espero que tenham gostado e Muito Obrigada pela atenção!
por gezebel nunes mussi
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário